Dr. João Mamede - Cirurgia da mão - Microcirurgia - Ortopedia - Traumatoloia

João Mamede: “Confie suas mãos somente a profissionais que se dedicam exclusivamente a esse assunto, obtendo assim os melhores resultados possíveis” Conheça o médico.

Dor e dormência nas mãos? Travamento dos dedos? Cistos em punho ou mão? Tendinite? Clique aqui e conheça um pouco mais sobre as patologias tratadas pelo Cirurgião de Mão.

Conheça a Clínica Articular de especialidades ortopédicas: marque sua consulta com profissionais considerados expoentes no estado nas seguintes áreas: cirurgia de mão e punho, quadril, joelho, ombro, cotovelo, coluna, pediátrica, pé e tornozelo.

cirurgia de mão

CIRURGIA DE MÃO

 

As informações que você irá encontrar visam complementar, mas nunca substituir o relacionamento entre médico e pacientes. Na presença de sintomas, procure um Cirurgião de Mão membro da SBCM para definir a condução do seu caso.

HISTÓRIA DA CIRURGIA DA MÃO

A Cirurgia da Mão teve início como especialidade no período da 2ª guerra mundial. Lesões complexas causadas em campo de batalha acometiam a pele, músculos, tendões, ossos, articulações, nervos e vasos sanguíneos do membro superior. A dificuldade de reunir e coordenar diferentes especialistas (Ortopedia, Cirurgia plástica, Cirurgia Vascular e Neurocirurgia) num mesmo ato cirúrgico era enorme.

Foi então que o Dr. Sterling Bunnell, considerado o “pai da especialidade”, iniciou a defesa do conceito de que deveria existir um “cirurgião regional” que fosse capaz de reconstruir todas as estruturas no membro superior (lesões ósseas, de nervos, vasos sanguíneos, pele e partes moles). Em 1944, ajudou a tratar as lesões de membros superiores dos soldados americanos que voltavam das frentes de batalha na Europa, África e Ásia. Aos 62 anos, Bunnell abandonou a sua clínica privada e passou a viajar pelo país, criando nove centros de tratamento da mão. Vários jovens cirurgiões foram treinados ali, como Barski, Littler, Fowler, entre outros.

Após a 2ª Guerra Mundial, o Brasil recebeu a visita de renomados especialistas como Pulvertaft, Watson Jones, Trueta e Sterling Bunnell. Isto serviu como estímulo para a criação da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. Depois de algumas jornadas e cursos, o primeiro grande evento da SBCM foi o Primeiro Congresso Internacional, realizado no Rio de Janeiro em 1965. A partir desse evento, a SBCM vem crescendo a cada ano, conquistando espaço internacionalmente. Criou Comissão de Educação Continuada (CEC) e Comissão de Ensino e Treinamento (CET) para incentivar e aprimorar o conhecimento científico entre os antigos e novos membros.

Atualmente a SBCM conta com mais de 500 membros, já realizou mais de 37 congressos nacionais, 28 jornadas nacionais e 54 cursos regionais, difundindo conhecimentos relacionados à cirurgia da mão no Brasil.

Localize um especialista em Cirurgia da Mão em sua cidade: clique aqui

QUAIS PATOLOGIAS SÃO TRATADAS PELO CIRURGIÃO DE MÃO?

O cirurgião de mão trata grande parte das enfermidades traumáticas e não traumáticas no membro superior. As doenças mais comumente abordadas no consultório do especialista são as de origem não traumáticas: tenossinovites, dedo em gatilho, cistos sinoviais, síndrome do túnel do carpo. São doenças que acometem o indivíduo com ou sem um fator determinante e que podem estar associadas ao uso constante da mão realizando movimentos específicos. O resultado é o surgimento da dor, dormência ou travamento dos dedos e dificuldade em realizar certas atividades da vida diária.

O grupo das doenças traumáticas envolve cirurgias relacionadas a fraturas ou lesões ligamentares e tendíneas na mão, punho, antebraço. Tratamos também lesões de nervos periféricos incluindo cirurgia do plexo braquial. Em casos extremos precisamos reimplantar membros completamente avulsionados. Esses problemas geralmente são agudos e causados por algum trauma (acidente com material cortante, acidente de trânsito, queda, lesões por arma de fogo).

O cirurgião de mão é responsável por qualquer reconstrução na mão, punho e até mesmo braço e cotovelo. Ele é capaz e realizar coberturas de perdas de pele e outros tecidos. Quando necessário, utilizar próteses para substituir articulações.

Várias patologias são abordadas sem cirurgia (tratamento clínico), através do uso de remédios, talas e injeções ou com a associação de uma equipe multiprofissional.

Segue lista das patologias mais abordadas pelo cirurgião de mão:

Deformidades congênitas do membro...

Deformidades congênitas do membro superior (mão torta radial, sindactilia, polidactilia, dedo em gatilho congênito, hipoplasia do polegar, banda de constrição congênita e duplicação do polegar;



Anomalias congênitas afetam 1-2% de todos os recém-nascidos e cerca de 10% destas crianças apresentam anormalidades em membros superiores. Anomalias congênitas dos membros estão em 2º lugar na frequência, perdendo apenas para cardiopatias congênitas em relação à incidência de malformações fetais. A grande maioria é herdada geneticamente e poucas são atribuídas a teratógenos (substâncias capazes de trazer dano ao embrião durante a gravidez)

A maioria das malformações das extremidades acontece durante o período de 4-5 semanas da gravidez.

Sindactilia é uma das anormalidades mais comuns, caracterizada por fusão dos dedos, das mãos ou dos pés. Sindactilia isolada é tem incidência de 1:2000. Acomete as duas mãos em 50% dos casos, sendo o terceiro espaço da mão o mais acometido. .

Polidactilia é outra deformidade congênita comum, caracterizada por dedo extranumerário pré-axial ou pós-axial, ou seja, de um lado ou do outro da mão. Geralmente as malformações são fator de muita preocupação e sentimento de culpa para os pais. Durante primeira consulta tranquilizamos os pais, explicamos que a criança não sente dor pela deformidade, buscamos outras malformações não diagnosticadas. A cirurgia, quando necessária, é indicada para melhorar a função do membro.

As informações que você irá encontrar visam complementar, mas nunca substituir o relacionamento entre médico e pacientes. Na presença de sintomas, procure um Cirurgião de Mão membro da SBCM para definir a condução do seu caso.

Tumorações (cistos, tumores óss...

Tumorações (cistos, tumores ósseos ou de partes moles)

O QUE É CISTO SINOVIAL ou ARTROSSINOVIAL?

São os tumores de partes moles mais comuns na mão e punho. Os primeiros registros dessa doença datam da época de Hipócrates, considerado o pai da medicina. São encontrados principalmente em mulheres jovens, podendo estar associados a traumas leves e movimentos repetitivos. Apresentam conteúdo viscoso, gelatinoso e o tratamento inicial é conservador através de fisioterapia, uso de órteses e medicações.

Geralmente surgem no dorso do punho(cerca de 70% dos casos), na região palmar do punho(até 20%) e na base dos dedos(10%), mas podem surgir em outros locais do punho, relacionados à patologias de base.

Como diagnosticar e tratar? Procure um especialista em cirurgia da mão para auxiliar no diagnóstico e tratamento. Alguns casos de tumores atípicos necessitam solicitação de exames de radiografia, ultrassonografia ou ressonância nuclear magnética.

Havendo falha do tratamento conservador inicial existem técnicas cirúrgicas abertas e por artroscopia para ressecção do cisto e envio para histopatológico (Biopsia excisional).

As informações que você irá encontrar visam complementar, mas nunca substituir o relacionamento entre médico e pacientes. Na presença de sintomas, procure um Cirurgião de Mão membro da SBCM para definir a condução do seu caso.

Fraturas, Luxações e Lesões Lig...

Fraturas, Luxações e Lesões Ligamentares da mão, punho e cotovelo

FRATURAS, LUXAÇÕES E LESÕES LIGAMENTARES DA MÃO, PUNHO E COTOVELO

A epidemiologia das fraturas em membro superior impressiona: o percentual de fraturas envolvendo a mão e o punho de pacientes atendidos em unidade de emergência traumatológica é de até 40% . As lesões ligamentares em mão, punho e cotovelo podem não ser diagnosticadas pela radiografia inicial realizada na emergência e necessitam de tratamento adequado.

As fraturas de metacarpos e falanges são as mais comuns (até 10% das fraturas) e muitas podem ser tratadas sem necessidade de cirurgia, assim como a maior parte das lesões ligamentares em membro superior.

Como diagnosticar e tratar? Procure um especialista em cirurgia da mão para auxiliar no diagnóstico e tratamento. Alguns casos necessitam apenas de imobilização apropriada, outros precisam de redução sob anestesia antes da imobilização. Casos de fraturas e lesões ligamentares instáveis, com grandes desvios, necessitam cirurgia para melhores resultados funcionais.

O tratamento das lesões traumáticas da mão, punho e cotovelo deve ser diligente e eficaz, pois são lesões que tendem a complicar devido a deformidades ou rigidez articular, em curto espaço de tempo.

As informações que você irá encontrar visam complementar, mas nunca substituir o relacionamento entre médico e pacientes. Na presença de sintomas, procure um Cirurgião de Mão membro da SBCM para definir a condução do seu caso.

Compressões nervosas do membro su...

Compressões nervosas do membro superior. Síndrome do Desfiladeiro, compressão do nervo radial, compressão do nervo ulnar (síndrome do canal cubital, síndrome canal cubital)

Contraturas e Deformidades Adquiri...

Contraturas e Deformidades Adquiridas na Mão. Dupuytren (espessamento da aponeurose palmar);

Artrite Reumatóide e outras Condi...

Artrite Reumatóide e outras Condições Inflamatórias (Artrite Gotosa, artrite lúpica, etc)

Artroscopia do punho

Artroscopia do punho

Sequela de síndrome compartimenta...

Sequela de síndrome compartimental (síndrome de Volkmann).

LER/DORT (lesões de esforços rep...

LER/DORT (lesões de esforços repetitivos e ocupacionais)

Ferimentos, Infecções, Queimadur...

Ferimentos, Infecções, Queimaduras

Tumorações (cistos, tumores óss...

Tumorações (cistos, tumores ósseos ou de partes moles)

Lesões tendinosas

Lesões tendinosas

Acidentes de Trabalho

Acidentes de Trabalho

Tratamento de osteomielite de osso...

Tratamento de osteomielite de ossos longos

Tendinites, Dedo em Gatilho, Tenos...

Tendinites, Dedo em Gatilho, Tenossinovite de DeQuevain e Outras

Microcirurgia do Aparelho Locomotor

Microcirurgia do Aparelho Locomotor

Seqüelas de Paralisias no Membro ...

Seqüelas de Paralisias no Membro Superior