Dr. João Mamede - Cirurgia da mão - Microcirurgia - Ortopedia - Traumatoloia

João Mamede: “Confie suas mãos somente a profissionais que se dedicam exclusivamente a esse assunto, obtendo assim os melhores resultados possíveis” Conheça o médico.

Dor e dormência nas mãos? Travamento dos dedos? Cistos em punho ou mão? Tendinite? Clique aqui e conheça um pouco mais sobre as patologias tratadas pelo Cirurgião de Mão.

Conheça a Clínica Articular de especialidades ortopédicas: marque sua consulta com profissionais considerados expoentes no estado nas seguintes áreas: cirurgia de mão e punho, quadril, joelho, ombro, cotovelo, coluna, pediátrica, pé e tornozelo.

Dr. João Mamede

Dr. João Mamede

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no ano de 2009, iniciou em 2011 residência médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto Dr. José Frota, referência em cirurgia traumatológica no estado do Ceará.
Em 2014, mudou-se para Rio de Janeiro- RJ, onde residiu por dois anos, período necessário para conclusão de sua segunda residência médica, em Cirurgia da Mão e Microcirurgia, realizada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). O INTO é atualmente hospital de referência nacional em procedimentos de alta e média complexidade em ortopedia e traumatologia.
Complementou sua formação médica com fellowship em Cirurgia da Mão no serviço de Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva do Erasmus Medical Center (Rotterdam - Holanda).
Autor de trabalhos publicados em congressos nacionais e revistas internacionais. Realiza palestras sobre diversos assuntos no campo da Traumatologia, Ortopedia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva.
Em 2016, após concurso, obteve nomeação de Médico Ortopedista e traumatologia junto à Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Em 2017 inicia mestrado na área de Microcirurgia junto ao Departamento de Cirurgia da UFC (Universidade Federal do Ceará) e realiza Observership junto à Clínica Cavadas – Hospital de Manises, Valência – Espanha.

Atividade Profissional Privada

Consultório particular junto à clínica Articular – Clínica de especialidades ortopédicas localizada atualmente no São Carlos Anexo.
Consultório particular junto ao hospital Gastrocliníca.
Membro titular da SBOT(Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão). TEOT 13602, RQE-SBOT 7508, RQE-SBCM 7463

Por que procurar um especialista em cirurgia da mão?

A Cirurgia da Mão é considerada, desde 2005, uma das 53 especialidades médicas, de acordo com a resolução CFM nº 1.763/05. Exige como pré-requisito titulação em Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica

Para obter titulo de especialista em Cirurgia de Mão são necessários: 6 anos de estudo para graduação em Medicina, residência médica em Ortopedia e Traumatologia (3 anos) ou 5 anos de residência médica de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica, seguidos por mais uma residência em Cirurgia de Mão e Microcirurgia (2 anos). São necessários entre onze e treze anos de estudo para, após diversas provas teóricas e práticas, tornar-se especialista em Cirurgia da Mão.

Um especialista que obteve titulação na SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão) passou por um programa de treinamento próprio e acompanha livros e periódicos, nacionais e internacionais, específicos da área, possuindo assim maior domínio para melhor tratar sua patologia em membro superior. Nos países desenvolvidos o atendimento emergencial das lesões traumáticas da mão por especialistas em Cirurgia da Mão já é consagrado. A falta de profissionais habilitados nas Emergências Hospitalares brasileiras, tanto nas públicas como nas privadas, somado à dificuldade de encaminhamento ao especialista, são as principais causas de maus resultados. A função motora final da mão está intrínsicamente relacionada ao atendimento inicial dado ao paciente.

Localize um especialista em Cirurgia da Mão em sua cidade: clique aqui