As informações que você irá encontrar visam complementar, mas nunca substituir o relacionamento entre médico e pacientes. Na presença de sintomas, procure um Cirurgião de Mão membro da SBCM para definir a condução do seu caso.
HISTÓRIA DA CIRURGIA DA MÃO
A Cirurgia da Mão teve início como especialidade no período da 2ª guerra mundial. Lesões complexas causadas em campo de batalha acometiam a pele, músculos, tendões, ossos, articulações, nervos e vasos sanguíneos do membro superior. A dificuldade de reunir e coordenar diferentes especialistas (Ortopedia, Cirurgia plástica, Cirurgia Vascular e Neurocirurgia) num mesmo ato cirúrgico era enorme.
Foi então que o Dr. Sterling Bunnell, considerado o “pai da especialidade”, iniciou a defesa do conceito de que deveria existir um “cirurgião regional” que fosse capaz de reconstruir todas as estruturas no membro superior (lesões ósseas, de nervos, vasos sanguíneos, pele e partes moles). Em 1944, ajudou a tratar as lesões de membros superiores dos soldados americanos que voltavam das frentes de batalha na Europa, África e Ásia. Aos 62 anos, Bunnell abandonou a sua clínica privada e passou a viajar pelo país, criando nove centros de tratamento da mão. Vários jovens cirurgiões foram treinados ali, como Barski, Littler, Fowler, entre outros.
Após a 2ª Guerra Mundial, o Brasil recebeu a visita de renomados especialistas como Pulvertaft, Watson Jones, Trueta e Sterling Bunnell. Isto serviu como estímulo para a criação da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. Depois de algumas jornadas e cursos, o primeiro grande evento da SBCM foi o Primeiro Congresso Internacional, realizado no Rio de Janeiro em 1965. A partir desse evento, a SBCM vem crescendo a cada ano, conquistando espaço internacionalmente. Criou Comissão de Educação Continuada (CEC) e Comissão de Ensino e Treinamento (CET) para incentivar e aprimorar o conhecimento científico entre os antigos e novos membros.
Atualmente a SBCM conta com mais de 500 membros, já realizou mais de 37 congressos nacionais, 28 jornadas nacionais e 54 cursos regionais, difundindo conhecimentos relacionados à cirurgia da mão no Brasil.